Trabalhar em sala de aula conteúdos do teatro voltados para as manifestações culturais, como a quadrilha, é possível sim, principalmente se sua escola possui essa brincadeira e se seus alunos fazem parte dela.
Mas para isso, é preciso estar interado do assunto.
Então vamos la!
A Teatralidade Presente nas
Manifestações Populares
Nas
várias regiões que compõe o Brasil, são perceptíveis as diversas
características culturais próprias de cada região do país, sendo que uma mesma
manifestação cultural popular pode ser celebrada de diversas maneiras
dependendo do local observado. Uma das características observadas nessas
manifestações é a presença da teatralidade, que pode ser definida Mostaço
(2007), como um substantivo que designa algo empreendido para gerar um efeito, como um
comportamento exagerado, solene ou demasiadamente polido, cortês e outras características
construídas artisticamente. Segundo Oliveira e
Pereira (2011), a teatralidade pode ser percebida em vários aspectos do dia a
dia, como nas interações cotidianas, nas quais podemos compreender todas as
pessoas envolvidas que agem, simultaneamente, como atores e espectadores da
interação.
Essa
teatralidade pode estar relacionada às manifestações culturais populares, no
que se referem às representações cênicas existentes nessas manifestações, por
meio de personagens que representam fatos históricos e crenças populares e
também através do uso da música que geralmente se faz presente e embala os
corpos dos brincantes, como na quadrilha, bumba – meu – boi, carnaval. Tais
representações[1]
presentes nas manifestações populares passam por um processo de criação e de
desenvolvimento ao longo da história. Geralmente se baseiam em um fato
histórico verídico ou fictício, com personagens, músicas, diversões. Ao longo
dos anos, as brincadeiras foram se modificando e adaptando as novas realidades,
porém durante o processo de montagem e criação da brincadeira, os brincantes
buscam sempre preservar a essência, desenvolvendo um processo de encenação que
segundo Araújo (2008), não precisa estar definido ou programado a priori, mas
se inicia no momento mesmo em que os ensaios começam.
São
diversas as manifestações culturais populares no Brasil, e em várias percebemos
traços da teatralidade, a exemplo da FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, o
CARNAVAL, a FESTA DE REIS, o BUMBA-MEU-BOI e as QUADRILHAS, que trazem
elementos teatrais como figurino, sonoridade, corporeidade em suas
manifestações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ARAÚJO, Antônio. A
Encenação – em - Processo. In: V Congresso da Associação Brasileira de
Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Anais do V
Congresso da ABRACE: Criação e Reflexão Crítica. Belo Horizonte, 2008.
Disponível em:
.
Acesso em: 20 set. 2012.
MOSTAÇO, Edelcio.
Considerações sobre o Conceito de Teatralidade. 2007. Disponível em:
.
Acesso em 01 nov. 2012.
OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de; PEREIRA,
Ricardo Augusto. Módulo 30:
Processos de encenação final. Brasília, 2011.
[1]
Representações: Segundo
Stanislavski (2001) acontece quando os atores podem transmitir a alma viva de
uma peça, de seu texto e subtexto, revelando a peça em toda a sua essência e
plenitude num palco.
[2] Escarlates: cor
vermelho muito forte; vermelho vivo. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/escarlate/>.
Acesso em 01/11/2012.
A partir deste texto você pode instigar seus alunos a realizarem pesquisas sobre as manifestações culturais populares de sua cidade e relacioná - las ao fazer teatral. Boa sorte!
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