sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Será se eu posso?



Trabalhar em sala de aula conteúdos do teatro voltados para as manifestações culturais, como a quadrilha, é possível sim, principalmente se sua escola possui essa brincadeira e se seus alunos fazem parte dela.
Mas para isso, é preciso estar interado do assunto.

Então vamos la!


A Teatralidade Presente nas Manifestações Populares
Nas várias regiões que compõe o Brasil, são perceptíveis as diversas características culturais próprias de cada região do país, sendo que uma mesma manifestação cultural popular pode ser celebrada de diversas maneiras dependendo do local observado. Uma das características observadas nessas manifestações é a presença da teatralidade, que pode ser definida Mostaço (2007), como um substantivo que designa algo empreendido para gerar um efeito, como um comportamento exagerado, solene ou demasiadamente polido, cortês e outras características construídas artisticamente. Segundo Oliveira e Pereira (2011), a teatralidade pode ser percebida em vários aspectos do dia a dia, como nas interações cotidianas, nas quais podemos compreender todas as pessoas envolvidas que agem, simultaneamente, como atores e espectadores da interação.

Essa teatralidade pode estar relacionada às manifestações culturais populares, no que se referem às representações cênicas existentes nessas manifestações, por meio de personagens que representam fatos históricos e crenças populares e também através do uso da música que geralmente se faz presente e embala os corpos dos brincantes, como na quadrilha, bumba – meu – boi, carnaval. Tais representações[1] presentes nas manifestações populares passam por um processo de criação e de desenvolvimento ao longo da história. Geralmente se baseiam em um fato histórico verídico ou fictício, com personagens, músicas, diversões. Ao longo dos anos, as brincadeiras foram se modificando e adaptando as novas realidades, porém durante o processo de montagem e criação da brincadeira, os brincantes buscam sempre preservar a essência, desenvolvendo um processo de encenação que segundo Araújo (2008), não precisa estar definido ou programado a priori, mas se inicia no momento mesmo em que os ensaios começam.

São diversas as manifestações culturais populares no Brasil, e em várias percebemos traços da teatralidade, a exemplo da FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, o CARNAVAL, a FESTA DE REIS, o BUMBA-MEU-BOI e as QUADRILHAS, que trazem elementos teatrais como figurino, sonoridade, corporeidade em suas manifestações.

  REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ARAÚJO, Antônio. A Encenação – em - Processo. In: V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso da ABRACE: Criação e Reflexão Crítica. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2012.
 
MOSTAÇO, Edelcio. Considerações sobre o Conceito de Teatralidade. 2007. Disponível em: . Acesso em 01 nov. 2012.
 
OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de; PEREIRA, Ricardo Augusto. Módulo 30: Processos de encenação final. Brasília, 2011.




[1] Representações: Segundo Stanislavski (2001) acontece quando os atores podem transmitir a alma viva de uma peça, de seu texto e subtexto, revelando a peça em toda a sua essência e plenitude num palco.
[2] Escarlates: cor vermelho muito forte; vermelho vivo. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/escarlate/>. Acesso em 01/11/2012.

Um comentário:

  1. A partir deste texto você pode instigar seus alunos a realizarem pesquisas sobre as manifestações culturais populares de sua cidade e relacioná - las ao fazer teatral. Boa sorte!

    ResponderExcluir