sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ELEMENTOS TEATRAIS



Os Elementos Cênicos nos Processos de Criação no Fazer Teatral na Escola
 
Esses elementos cênicos ou teatrais, que surgem no ambiente escolar a partir do ensino do teatro favorecem o fazer teatral na sala de aula facilitando o aprendizado dos alunos. Segundo Brasil (2012), uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que estão aparecendo no palco, mas outros elementos são fundamentais para que o espetáculo se realize. Alguns desses elementos como o figurino, a corporeidade e a sonoridade, entre outros, são essenciais para que a peça obtenha o sucesso esperado.

Dessa forma, na sala de aula, é essencial que os professores de arte/teatro trabalhem esses elementos definindo-os e mostrando como eles são fundamentais na realização de uma peça teatral, uma vez que, que também os alunos podem utilizar desses elementos em apresentações no ambiente escolar. Arcoverde (2008), concorda com essa afirmativa, quando diz que a essência do teatro é dar a oportunidade de escrever uma peça, transformá-la ou atuar nela, construir cenários e figurinos.

Alguns desses elementos cênicos como o figurino, que segundo Brasil (2012), pode ser considerado como um elemento importante na linguagem visual do espetáculo, formado pelas vestimentas e acessórios que auxiliam os espectadores na compreensão do personagem, a sonoridade que ajuda a envolver o público na construção de imagens e sensações, estando intimamente ligados ao que acontece na cena e no texto, são exemplos de elementos do teatro presentes em manifestações culturais na escola, a exemplo da quadrilha.

Outro elemento que se encontra nas manifestações populares e que principalmente na quadrilha, influencia os brincantes é a corporeidade, que segundo Azevedo (2004), tem como função através de gestos e movimentos estabelecer uma conexão contínua entre corpo e mente, expressando sensações e permitindo executar gestos bem feitos tecnicamente falando.

Na quadrilha, esses elementos estão presentes e auxiliam na caracterização dos participantes da brincadeira, dando um ar teatral para essa manifestação, seja através da caracterização dos personagens como os noivos, os caipiras, e outros através do figurino ao mesmo tempo roceiro e moderno e da utilização de acessórios que auxiliam nessa caracterização como o uso de chapéu, enfeites de cabelo e outros, ou através da sonoridade que embala os corpos dos brincantes os auxiliando na manifestação dos gestos e movimentos pré-ensaiados.

Para os alunos participarem dessa manifestação cultural, é essencial que tenham acompanhamento de um professor que explique como acontece essa manifestação e demonstre como são realizados os movimentos e gestos. É nesse momento que o professor pode trazer conceitos de elementos teatrais e permitir o contato dos alunos não apenas com a manifestação em si, mas também com conceitos teóricos relacionados ao teatro.
O pesquisador Araújo (2004), afirma que crianças e adolescentes quando entram em contato com a linguagem teatral, perdem continuamente a timidez, desenvolvem e priorizam a noção do trabalho em grupo, se saem bem em situações onde é exigido o improviso e se interessam mais por textos e autores variados. Assim, é importante trabalhar cada elemento cênico individualmente, mostrando sua aplicabilidade e necessidade no ambiente teatral, na quadrilha e na escolar.
 
REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS
ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional I: Festas, bailados, mitos e lendas. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
 
ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A Importância do Teatro na Formação da Criança. 2008. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2012.
 
AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2004.
 
BRASIL. Governo do Estado do Paraná. Secretaria da Educação. Elementos do Teatro. Paraná, 2012. Disponível em: <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197>. Acesso em: 10 nov. 2012.

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