quinta-feira, 10 de junho de 2010


Manifestação cultural na cidade através das fetas juninas.
Quadrilha Deus é 10
junho de 2009

TEATRO LARROQUENSE


O inicio do teatro larroquense se deu por volta do ano de 1994, quando um grupo de pessoas desejosas de praticar teatro, convidaram Lilia Diniz, uma então renomada atriz, que morava a poucos quilómetros da pequena Mucuiba, para ministrar um curso de formação de atores. A partir dai, esse pequeno grupo de atores, que começou representando um texto escrito por lilia, chamado "Terra Para todos", passou a se apresentar em Praças, Escolas e Igrejas. No entanto, com o passar dos anos, o grupo se desfez e apenas alguns dos membros continuaram com o sonho de fazer teatro. Alguns se destacaram dentro da cidade, como o artista Valdiner barros, que a partir desse primeiro contato com o teatro não abandonou o sonho de ser ator.
Nos anos que se seguiram, o teatro esteve presente apenas em Igrejas, salas de Aulas ou através de manifestações culturais. Nestas manifestações, os jovens representavam traços da cultura maranhense, como historia do bumba-meu-boi, muitas vezes dirigidas e encenadas por Valdiner que com um grupo de pessoas, saiam por todo o estado mostrando seu talento e também o cacuriá que encantou muitas pessoas.
No ano de 2000 novamente surgiu o desejo de formar um grupo de teatro local. Agora cidade, a antiga Mucuiba que agora passou a se chamar Senador La Rocque, viu novamente o sonho desabrochar no peito de alguns jovens que com muita coragem iniciaram o grupo. Navio Negreiro foi á peça de escolha, e os jovens com muita ousadia saíram representando a linda história. Ensaiaram e apresentaram outras peças, mais novamente o grupo se desfez e apenas Valdiner com toda a sua dedicação, força e audácia, continuou representando e a judando nas manifestações culturais da cidade.
O sonho de ser ator novamente balançou o coração de Valdiner e a gora com ele mais dois jovens, Soraia e José, que prestaram vestibular e agora estão cursando teatro. "Amo fazer teatro" diz Valdiner que se tornou um dos melhores alunos da turma.